quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Casal é preso em operação de combate ao tráfico internacional de pessoas

Brasileiras eram recrutadas por aliciadores em Salvador com a promessa de trabalho na Espanha.
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Espanhola (Cuerpo Nacional de Policia) realizam a Operação Planeta, nesta quarta-feira (30), com o objetivo de desbaratar uma organização internacional com atuação no Brasil e na Espanha, dedicada à prática de tráfico de pessoas para fins de prostituição.

Um casal foi preso em Salvador em cumprimento a dois mandados de prisão preventiva. Segundo a PF, brasileiras eram recrutadas por aliciadores na capital baiana, com a promessa de trabalho na Espanha. Além da oferta de emprego, elas recebiam do grupo passagem aérea e dinheiro para despesas pessoais.

Ao chegar a Espanha, as mulheres eram surpreendidas e expostas a situação degradante de moradia e trabalho, além de tomar ciência de que a dívida, pré-constituída, seria cinco vezes maior.

Um mandado de condução coercitiva e três mandados de busca e apreensão também serão cumpridos no Brasil. Em território espanhol serão cumpridas prisões, o fechamento de duas casas de prostituição, além da busca e apreensão na casa dos presos e em estabelecimentos.

Os envolvidos serão indiciados pela prática dos delitos de tráfico internacional de pessoa para fim de exploração sexual e formação de quadrilha. Detalhes da operação serão divulgados na tarde desta quarta-feira (30) em entrevista coletiva na sede da Policia Federal em Salvador.

Nenhum comentário: