quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SPM municipal e INSS: parceiros no combate à violência contra mulheres

A Superintendência de Políticas para as Mulheres do Município recebeu ontem à tarde, a visita da técnica em serviço social do INSS, Raquel Pimenta, que esteve na sede do órgão para um mapeamento inicial das atividades da SPM municipal no combate à violência contra a mulher e o empoderamento das mesmas dentro das comunidades, números que vão auxiliar no fomento das ações jurídicas do INSS, no que diz respeito aos benefícios gerados por violência doméstica e familiar, casos em que se pretende que o agressor venha ressarcir a Previdência.
A visita é parte do trabalho de parceria entre o INSS e o Instituto Maria da Penha relacionando outros órgãos, para efeito de capacitação de peritos e assistentes sociais, voltados para o acolhimento das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Este mapeamento tem como foco inicial Salvador , Lauro de Freitas e Pojuca e pretende mostrar também às mulheres em situação de violência, como serem inseridas como contribuintes da Previdência Social. Todos os casos serão analisados pela Procuradoria Federal Especializada.
A previsão é de que na primeira quinzena de março, outros técnicos do INSS voltem à SPM Municipal, para a capacitação dos técnicos que atuam no Centro de Referência Loreta Valadares, da SPM, na Federação, que atenderam apenas no mês de janeiro, considerado um mês de baixa procura, 207 atendimentos, entre triagem, jurídico, psicológico, social, pedagógico e de teleorientação.
22/2/13

Nenhum comentário: