quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Assessoria ao Espaço Viva Mulher busca aproximação aos espaços de prostituição em Feira de Santana

O trabalho de assessoria junto ao Espaço Viva Mulher na cidade de Feira de Santana vem atingindo uma nova etapa. A fim de garantir ainda mais aproximação às mulheres em contexto de prostituição, o trabalho tem buscado utilizar de instrumentos facilitadores como a aproximação as áreas de prostituição onde é possível encontrar um bom número de mulheres.
A primeira visita garantiu uma primeira aproximação tanto das mulheres quanto da realidade do local, com suas características e estrutura. A boa receptividade já garantiu o agendamento conforme solicitação das próprias mulheres de um espaço de formação para tratar do tema das Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Apesar de ser em outra cidade, quando parte das mulheres encontradas são oriundas da cidade de Salvador e desejaram obter informações de como acessar esse espaço, para serviços como encaminhamentos médicos e atendimento psicológico que foram as maiores solicitações.

Nesse ínterim que o caminho vem sendo construído e fortalecido a cada dia, principalmente por entender que cada dia a missão do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor de trabalhar com as mulheres em situação de prostituição deve se fazer presente em mais lugares!

Acontece 6º Encontro das Cirandas


O encontro teve como tema a Violência contra a Mulher e foi mediado por Amélia Araújo que é Assistente Social do Distrito do Centro Histórico – SMS. 

Através de uma dinâmica lúdica a temática foi trazida e discutida com maestria e interação das pessoas presentes, entre elas representantes do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, discentes das Faculdades Dom Pedro II, UNIRB, UFBA, UNIME, entre outros participantes.Este espaço de encontro tem fortalecido as parcerias da Unidade e trazido formação sobre temas de relevância social, ampliado assim as discussões centrais da nossa ação de trabalho junto a rede assistencialista.


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Força Feminina realiza 5º- Encontro das Cirandas Parceiras


No dia 27/08 a partir das 14 hs aconteceu na Unidade Força Feminina o quinto encontro das Cirandas Parceiras. Este é um espaço do encontro, fortalecimento das Instituições parceiras da Unidade e formação sobre temas de relevância social. Durante os meses fevereiro, março, abril e julho foram realizados quatro encontros sendo os temas: Prostituição e Gênero, Impactos da Copa no Brasil e na cidade de Salvador, Exploração de Gênero no desenvolvimento do Turismo e tráfico de pessoas. Neste mês de agosto o tema de debate foi: Conquistas e vivências das Transexuais tendo como debatedora e assessora Paulett Furacão, coordenadora da LGBT.

O encontro proporcionou um rico espaço de diálogo e questionamento acerca do respeito às Lésbicas, Gays, transexuais, travestis e bissexuais. E mais do que o respeito a um grupo ou outro o encontro proporcionou um espaço diálogo no sentido de questionar as formas discriminatórias e preconceituosas como muitas vezes se olha uma realidade ou uma pessoa diferente.  As diferenças estão presentes em todas as pessoas e culturas. Paulett Furacão chamou atenção a respeito destas questões e motivou o grupo a refletir estes temas buscando sempre desconstruir estigmas e preconceitos.

Dentre as várias Instituições presentes no encontro vale ressaltar a forte presença de estudantes de várias Faculdades de Salvador. A seguir destacamos:

                    Mulheres atendidas pela Unidade
                    Cáritas Regional NE3
                    Centro de referência Irmã Dulce dos Pobres
                    Comunidade Marta e Maria
                    Estudantes das Faculdades: Jorge Amado, Unijorge, Dom Pedro II, Unime, Unirb, Estácio FIB, UFBA
                    SETRE (Secretária do trabalho, emprego, renda e esporte)
                    Secretária de Justiça e Direitos Humanos
                    Distrito Sanitário de Saúde
                    Movimento de população de Rua
                    Representantes das Pastorais Sociais
                    Coordenação da LGBT








Força Feminina discute o tema da prostituição em Rádio Itapoan FM


Com o objetivo de promover espaços e meios de comunicação para que a Sociedade Civil e Instituições governamentais e não governamentais conheçam a realidade das mulheres, a Unidade Força Feminina esteve na Rádio Itapoan para uma entrevista no dia 21 de agosto abordando a temática da prostituição, os desafios encontrados pelas mulheres nesta realidade e a regulamentação da prostituição.


 De um lado estava a ex-garota de programa Adriana Piazza, atual representante do site Elite Girl- uma revista digital que anuncia trabalhadores do sexo; e do outro Fernanda Priscila Alves, coordenadora do projeto Força Feminina, que acolhe mulheres em situação de prostituição buscando promover a reintegração social. O debate aconteceu das 18 hs às 19 hs e teve a mediação do apresentador Zé Eduardo. A transmissão pode ser conferida pelo do site http://www.itapoanfm.com.br.