segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Novembro Negro



Nos dias 24 e 25 de novembro no Força Feminina, aconteceu a reflexão acerca do Dia da Consciência Negra em que foi marcada por duas oficinas: Corpo e Turbantes.
A Oficina de Corpo contou com a participação da pedagoga Ivana Sena e da dançarina e coreógrafa Tatiana Campêlo que fazem parte da Rede de Mulheres Negras da Bahia. A primeira refletiu a importância do reconhecimento feminino na luta pela igualdade racial, além de abordar como os corpos das mulheres eram utilizados há séculos atrás e como são vistos e utilizados hoje. Refletiu sobre a autoafirmação e autoestima que todas as mulheres precisam construir diariamente para evidenciar o “poder” que trazemos em nós e com isso conseguir enfrentar muitas barreiras ainda existentes na sociedade. Ainda neste dia Tatiana Campêlo realizou uma aula de alongamento e dança afro com as mulheres.
 No segundo dia a assistente social Joice Cristina realizou a oficina de turbantes. Em sua fala destacou a importância da autoafirmação enquanto negra em uma sociedade racista.
A seguir, produziu os turbantes juntamente com as mulheres; era perceptível depois de colocarem os turbantes e maquilagem a satisfação e o “poder” em que elas se olhavam no espelho. 











 

 

Nenhum comentário: