segunda-feira, 4 de abril de 2016

CIRANDAS PARCEIRAS

Com a participação de mais de 50 pessoas o Projeto Força Feminina promoveu no último dia 31 de março o 1º Cirandas Parceiras de 2016 com o tema “Rede de Articulação Social”, mediado pela coordenadora do projeto Alessandra Gomes.

O encontro foi com o objetivo de fortalecer as relações entre parceiros e refletir sobre atuações que possam viabilizar o trabalho de articulação entre eles e tornar ainda mais ágil e eficaz as ações voltadas às mulheres e grupos vulneráveis atendidos.
Contamos com a presença de estudantes da rede pública e particular de ensino, estagiários da Defensoria Pública do Estado da Bahia e representantes de instituições parceiras, como: Jaqueline Soares da UNIFACS, Fabiana Almeida Miranda da Defensoria Pública, Felipe da defensoria pública de Camaçari.

O encontrou fundamentou-se em 03 autores – Marcelo Neves, Elisabeth Loiola e Suzana Moura - que apresenta a palavra “rede” além do conjunto de fios que formam um entrelaço. Para eles REDE – na perspectiva das ciências sociais - é a articulação das organizações governamentais, não governamentais e informais, comunidades, profissionais, serviços, programas sociais, setor privado, bem como as redes setoriais, priorizando o atendimento integral às necessidades dos segmentos vulnerabilizados socialmente – em nosso caso as mulheres em situação de prostituição.
Neste caminho de reflexão pudemos perceber a importância do fortalecimento local para sermos mais objetivos na realidade que estamos inseridos, sem perder de vista que essa reflexão ultrapassa o campo social e atinge a “intimidade” de cada ator social para se questionar o que está fazendo para melhorar a realidade em que vive?


É certo afirmar que esse primeiro encontro nos emponderou à perspectiva da criação de um fórum voltado as mulheres em situação de prostituição e em situação de rua. Assim, essa luta continuará ainda mais fortalecida e articulada.








Nenhum comentário: