segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Quase 5,7 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil

Mulheres de negócios têm de saber harmonizar vários papéis sociais

Conciliar vida pessoal e profissional tem sido o dilema das quase 5,7 milhões de mulheres empreendedoras que existem no país, segundo o levantamento do Serasa Experian. Os desafios das mulheres de negócios e suas soluções foram tema de uma das palestras que abriram a programação de ontem da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, que acontece até sábado (3/9), no Fiesta Convention Center.
Durante a palestra, a consultora do Sebrae Clarissa Dantas explicou como as empreendedoras podem harmonizar melhor vida pessoal e profissional. “Inicialmente, essa mulher empreendedora precisa assumir o seu lado feminino e levar essa sensibilidade, que é nossa característica, para a gerência do seu negócio. Outro ponto essencial é o planejamento. Como temos mais papéis na sociedade do que os homens, precisamos nos organizar mais que eles para não ficarmos sobrecarregadas”, explicou.
Uma dica da consultora é elaborar um planejamento semanal, priorizando as atividades mais importantes, pontuando cada ação em relação ao papel: mãe, empresária e esposa, por exemplo, e estabelecer o tempo de cada atividade. “Essa ideal de ‘Mulher Maravilha’ que temos não é bom, porque ser multitarefas é algo improdutivo. É muito melhor focar no que é prioritário e no que sabemos fazer bem. Como uma boa líder, precisamos agregar à equipe pessoas com talentos específicos para delegar as demais funções”. Segundo Clarissa, a empreendedora deve medir o seu trabalho pelo resultado e não pelo número de horas trabalhadas, além de construir uma rede de networking para fomentar parcerias.
Presente na palestra, a empresária Mayara Castelo tem uma loja virtual de artigos em couro e também atua como maquiadora. “Vim buscar inspiração para continuar o meu negócio e me entender nesse contexto. Uma das coisas que estavam me questionando era em relação ao foco do negócio, para a partir daí investir melhor”. 
A Semana de Capacitação Empresarial do Sebrae/BA segue até o sábado. Entre os destaques da programação de hoje estão a Oficina Prática sobre E-commerce e a palestra Atualidades e Tendências do Brasil, feita pelo jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo.

Nenhum comentário: